terça-feira, 20 de outubro de 2009

Software para criação e edição de partituras

Free Clef

Poucos, ou melhor, pouquíssimos são os programas gratuitos de criação e edição de partituras. Achar algum programa com estes requisitos é quase como ganhar na loteria. Para tirar o bolso da mira dos programas pagos, muitas pessoas acabam migrando de programa em programa, utilizando as versões trial enquanto não expiram.

Free Clef é uma alternativa criada pela Daccord Music Software para quem precisa de um programa simples, ou para usuários iniciantes que queiram compor, transpor ou estudar música. O programa utiliza o formato de arquivo MusicXML.

Entretanto não se pode dizer que Free Clef seja um programa ruim, de maneira alguma! Muito pelo contrário, Free Clef, que já vem em português e inglês é um programa super fácil de usar, simplificado e com interface visual, isto é, não há códigos, expressões complexas ou qualquer dificuldade. Com apenas algum conhecimento de teoria musical pode-se tirar total proveito deste software.

Como não se trata de um programa profissional, existem vários aspectos falhos, como por exemplo: não é possível colocar ligaduras entre notas, exceto quando elas forem a mesma (ex: dó e dó, mi e mi); as expressões de andamento da música (presto, allegro, etc) não estão presentes, nem mesmo figuras como ritornelo ou stacatto (usado para violino, viola, cello e contrabaixo).


Em Free Clef todas as notas, acentos, pausas ou qualquer figura deve ser colocada “manualmente” (com o mouse). Não existem atalhos ou teclas de acesso para nenhuma função, portanto quem deseja agilidade e velocidade para escrever suas partituras, ou quem usa teclados MIDI para transpor pode não se identificar com este software.

Código Aberto

Free Clef é um software livre, ou seja, de código aberto que pode ser modificado por qualquer usuário, portanto todos os erros, bugs, falhas e faltas podem ser corrigidas por qualquer usuário que possa programar na linguagem C++ utilizando a API open source wxWidgets.

Nossa Opinião

Como já foi dito, Free Clef é um software muito interessante, mas não para quem procura algo de nível profissional. Free Clef traz o básico para se compor partituras simples e é ideal para iniciantes. Se você precisa de um editor de partituras com todas as ferramentas musicais, talvez a opção ainda seja comprar programas profissionais.


Para baixar\download > Aqui/Here < http://sharebee.com/766b531a >

Um comentário:

  1. gostaria de ter as partituras das musicas que vcs ja cantaram da jenny phillips.por favor eu agradeço.

    ResponderExcluir